ECO-DOPPLER
A importância do eco-Doppler
O eco-Doppler é uma funcionalidade da ultrassonografia, que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Este exame é feito com um aparelho de ultrassom e permite estudar os vasos de diferentes áreas do corpo humano, sendo parte fundamental no diagnóstico de várias doenças vasculares.
​
Alguns exemplos de exames são:
​
Eco-Doppler venoso dos membros inferiores - permite avaliar a presença de alterações no fluxo das veias, como no caso de varizes ou na trombose venosa.
​
Eco-Doppler arterial dos membros inferiores - permite avaliar alterações das artérias dos membros inferiores, como a presença de placas, calcificações, estreitamentos ou dilatações.
​


Eco-Doppler de Carótidas - avalia os vasos que levam sangue para o cérebro, que são as artérias carótidas e as artérias vertebrais. Também permite identificar a presença de placas, estreitamentos ou dilatações dos vasos estudados.
​
Existem ainda exames para avaliar vasos de outras regiões do corpo, como artéria aorta, artérias renais, vasos ilíacos e outros, mas cada caso deve ser investigado em conformidade com o melhor método de diagnóstico disponível.
Como eu procedo durante o exame
Inicialmente, vale lembrar que o exame é simples e seguro, pois não é invasivo e não necessita uso de contraste, sendo indolor e sem risco de reação alérgica.
​
No momento do exame, se passa uma sonda pela região a ser avaliada. A sonda, que está conectada com o equipamento, obtém imagens em tempo real das estruturas observadas, permitindo que se faça as análises necessárias. Por fim, é redigido um relatório (laudo) de acordo com o que foi observado e, a partir dos dados coletados no exame, pode ser determinada a melhor forma de abordagem terapêutica para cada caso.