TROMBOSE
O que é Trombose?
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo em um vaso sanguíneo em nosso corpo. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue, podendo causar vários sintomas e complicações, que dependem de qual vaso foi acometido e da extensão do coágulo. Podem ser venosos ou arteriais:
​
Trombose Venosa Profunda: ocorre quando o sangue coagula no interior de uma veia profunda do corpo, sendo os membros inferiores o local de ocorrência mais comum.
​
Tromboflebite: ocorre quando o sangue coagula no interior de uma veia superficial. Este quadro também pode ser denominado apenas flebite.
Trombose arterial: é quando o sangue coagula no interior de uma artéria. Também pode ocorrer uma trombose intracardíaca, que é quando o sangue coagula dentro de uma das câmaras do coração. Esse quadro geralmente é causado por alguma doença cardíaca pré-existente.
Um dos maiores problemas em uma trombose, é que há risco de o coágulo se desprender do vaso de origem, se movimentando na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Esse coágulo solto pode acabar parando no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a complicações graves. A embolia pulmonar é um exemplo de uma complicação que pode provocar, inclusive, a morte.
O que causa a Trombose?
Há três principais condições que levam o sangue a coagular dentro de um vaso e essas condições ficaram conhecidas como a Tríade de Virchow:
- Lesão da parede vascular;
- Alterações no fluxo sanguíneo;
- Alterações na coagulação sanguínea.
Portanto, todos os fatores de risco para desenvolvimento de trombose estão relacionados com uma ou mais destas três condições.

Quando pode ocorrer a trombose?
A trombose pode ocorrer após cirurgia, corte ou contusão ou falta de movimento por muito tempo, como no caso de viagens longas, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos. Outros fatores de risco incluem idade avançada, obesidade, gravidez, tratamento com hormônios, câncer, varizes, alteração em fatores de coagulação do sangue e tabagismo.
​
Quais são os sintomas de Trombose
​
Os sintomas estão relacionados ao tipo de vasos que foram afetados pela trombose, lembrando que o tipo de trombose mais comum é a trombose venosa que ocorre nos membros inferiores.
​
Os pacientes com trombose venosa nos membros inferiores costumam apresentar: inchaço do membro, dor e endurecimento da panturrilha.
​
Os pacientes com trombose arterial têm sinais e sintomas relacionados a falta de sangue chegando no membro acometido, que são: dor súbita, dormência ou formigamento, alteração de motricidade, diminuição da temperatura e palidez
Em ambos os casos, os sintomas devem chamar a atenção para a necessidade de um atendimento médico de urgência.
Faça consultas vasculares de forma regular e se mantenha informado sobre os problemas relacionados à sua circulação.
Prevenção
Previna a trombose através da informação
Causas
Principais fatores que causam a doença
Sintomas
Abordagem dos principais sintomas da doença
Diagnóstico
Avaliação para diagnóstico no próprio consultório
